O TCC é um trabalho acadêmico de produção orientada, que sintetiza e integra conhecimentos, competências e habilidades adquiridos durante o curso. Ele deverá propiciar aos estudantes de graduação a oportunidade de reflexão, análise e crítica. Isso se dá pela articulação entre a teoria e a prática. A realização dessa atividade é sobre qualquer área do conhecimento da Engenharia da Computação.
Ele é desenvolvido sob a orientação de um docente vinculado ao curso e formalizado como uma monografia. O objetivo é reforçar os princípios de investigação científica expondo ao estudante temas que incentivem a realização de projetos inovadores e que extrapolem os limites dos conteúdos transmitidos durante o curso.
O produto final do TCC é apresentado na forma de uma monografia com uma exposição oral.
A monografia é um texto que deve seguir um formato específico. Ela deverá seguir o rigor acadêmico de autenticidade, o formalismo e os critérios de qualidade, de acordo com as normas atuais. No texto escrito serão avaliadas a redação, a qualidade do trabalho realizado e as contribuições para a formação do estudante. A versão final do texto deve ser depositada no repositório de TCCs da UFSCar.
A apresentação oral, chamada "defesa", é uma exposição para uma banca. Nela serão avaliadas a exposição do trabalho realizado e a arguição pelos examinadores. A apresentação da monografia deverá ser realizada em sessão pública dentro das datas estabelecidas previamente no início de cada semestre. O estudante deverá apresentar o trabalho para uma banca examinadora. A banca será composta por um mínimo de três integrantes e um máximo de quatro, sendo pelo menos dois professores da UFSCar. O professor orientador é membro natural da banca examinadora e irá presidir a sessão. A indicação de nomes de membro da banca, bem como a definição da data e reserva de sala é de responsabilidade do professor orientador e do estudante, respeitando o cronograma pré-estabelecido.
Tanto a monografia quanto a apresentação devem seguir padrões acadêmicos, respeitadas as devidas normas para isso, tais como as da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
No curso, estão previstos dois momentos para se realizar o TCC, sendo que o aluno deve se inscrever, primeiro, na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso 1 e, depois, em Trabalho de Conclusão de Curso 2. Elas são conhecidas por TCC-1 e TCC-2, respectivamente
TCC-1
Na disciplina TCC-1, oferecida no nono período, o estudante realizará o projeto de seu TCC, seguindo orientações recebidas na disciplina Metodologia Científica, e finalizará com uma proposta sua pesquisa, descrita em um plano de trabalho.
TCC-2
Em TCC-2, que é uma disciplina do décimo período, o estudante continuará em sua pesquisa e fazendo a sua implementação e elaborando a monografia.
A inscrição em TCC-2 requer, naturalmente, a aprovação em TCC-1.
O responsável principal pelo acompanhamento do estudante no desenvolvimento do trabalho de monografia é o professor orientador. Ele é escolhido de acordo com a maior proximidade do tema a ser desenvolvido, ou seja, devem ser orientadores que possuam a expertise do tema na forma de sua concepção e modelagem e que tenham conhecimento das técnicas para sua realização.
O orientador deverá acompanhar o desenvolvimento do trabalho durante todo o seu período de realização, guiando constantemente o estudante em sua execução.