Inscrição em disciplinas

O estudante ingressa na UFSCar e, quase que imediatamente, inicia seus estudos e já tem diversas disciplinas para cursar. E tudo logo depois da matrícula, que é o vínculo do estudante com a Universidade. A primeira matrícula é feita depois do ingresso por meio do SISU e deve ser renovada a cada período letivo.

Quando a primeira matrícula é realizada, o estudante estará automaticamente inscrito nas disciplinas do primeiro período de seu curso. A renovação de matrícula a cada período letivo é feita pelo estudante ao confirmar a inscrição nas disciplinas que deseja cursar.

A partir do segundo período acadêmico o estudante é responsável pela definição de quais disciplinas cursar, pela solicitação de inscrição nessas disciplinas e  garantir, em consequência, a renovação da sua matrícula.

O que é a matrícula?

A matrícula é a manutenção do vínculo do estudante com a UFSCar.

A primeira matrícula ocorre no ingresso do estudante e deve ser renovada semestralmente, o que é feito automaticamente ao se inscrever nas disciplinas que vai cursar.

Como é feita a inscrição em disciplinas?

A inscrição em disciplinas é o processo de escolha e confirmação do interesse em cursar determinadas disciplinas em um dado período letivo, determinando turmas e horários específicos. Esta inscrição, na UFSCar, caracteriza a renovação de matrícula do estudante. Exceto no primeiro período letivo, quando o estudante é automaticamente inscrito nas disciplinas iniciais do curso.

A inscrição deve ser feita antes de todo período letivo, sob pena de cancelamento da matrícula.

As datas são rígidas e seguem o calendário acadêmico da Universidade divulgado pela Pró-Reitoria de Gradução.

Pré-inscrição

Uma inscrição automática nas disciplinas obrigatórias do perfil do estudante é feita pelo próprio sistema acadêmico antes da confirmação que deve ser feita no SIGA. Nessas disciplinas pré-inscritas, o aluno tem garantia de vaga, mas serão canceladas as inscrições se não houver confirmação. Durante a confirmação da pré-inscrição, é possível excluir disciplinas e incluir outras previstas no projeto pedagógico do curso. A exclusão de uma disciplina pré-inscrita, porém, implica na perda da garantia da vaga, mesmo que esta seja reincluída logo em seguida.

Nesta etapa o estudante monta seu horário de disciplinas desejado para o período e, de quebra, garante sua renovação de matrícula.

Resultado de deferimento das inscrições

Encerrado o prazo de confirmação de inscrições, o sistema acadêmico avalia o número de inscrições e a quantidade de vagas em cada disciplina, deferindo ou indeferindo o estudante caso a caso. Neste processo há a possibilidade que um um estudante seja remanejado de uma turma para outra caso seja necessário balancear o número de inscritos entre as turmas, respeitando o turno de cada inscrição.

Dependendo da prioridade para a ocupação de vagas  para cada disciplina é possível que uma inscrição solicitada seja indeferida. Veja os critérios de priorização nesta mesma página.

O resultado dos deferimentos fica disponibilizado ao estudante no próprio SIGA.

Ajuste de inscrição

Frente ao resultado de deferimentos e indeferimentos, os estudantes podem solicitar alterações na lista de disciplinas.
Nesta fase, o estudante pode:

Nesta fase, não há qualquer garantia de vaga e os critérios de priorização são os mesmos da fase anterior, exceto pela perda de prioridade em disciplinas do perfil e disciplinas que não sejam nem obrigatórias nem optativas na matriz curricular.

Resultado final de deferimento das inscrições

Pela segunda há o processamento das inscrições solicitadas e é disponibilizado o resultado final para deferimentos e indeferimentos.

O resultado é divulgado no SIGA.

Como é a prioridade de vagas nas inscrições?

O processamento das solicitações de inscrição em disciplinas aloca os estudantes nas turmas solicitadas mediante o número de vagas ofertadas.

A ordem de prioridade de ocupação das vagas oferecidas para cada disciplina é dada conforme segue:

O que é o IRA?

O índice de rendimento acadêmico (IRA) reflete o rendimento acadêmico do estudante na Universidade. Ele é muito importante pois frequentemente é usado para classificar os estudantes para atribuição de bolsas, processos seletivos, direito a fazer disciplinas optativas e eletivas, obtenção de bolsa para estágios dentro e fora do país e muitos outras situações. Dessa forma, manter um índice alto só traz vantagens.

O IRA é calculado semestralmente no ato da consolidação do período, logo após a digitação de notas, tendo como base o histórico escolar do estudante na UFSCar. A fórmula usada está logo na sequência.

Esse índice é aplicado para classificar alunos em disciplinas de recuperação, avanço de perfil, optativas e eletivas. É também adotado para efeito de classificação na concorrência de prioridade na inscrição em disciplinas e para transferências internas.

Recurso

Seguem algumas informações para quem precisa entrar com recurso. Resolução nº 224/2019 - Dispõe sobre novos encaminhamentos para análise de recursos de estudantes. www.prograd.ufscar.br/Resoluo224ProcedimentosdeRecursos.pdf

O Procedimento é o seguinte: Preencher o Formulário de Recurso (link no SIGA), com seus dados pessoas, com a solicitação do recurso, com a justificativa e com as disciplinas, com indicação de turmas, que vocês farão no semestre, importante: O(a) aluno(a) que entra com recurso é responsável por montar seu horário conforme seu planejamento e disponibilidade de horários das disciplinas;


Existem duas folhas no arquivo do formulário explicando como ele deve ser preenchido, portanto leiam com atenção. O Formulário de Recurso deve ser enviado em ""PDF"", por e-mail, para a coordenação do seu curso.


- Coordenação da EC - coordec@ufscar.br.

A DATA DE ENTREGA ESTÁ NO CALENDÁRIO ACADÊMICO UM DOS PRIMEIROS MOTIVOS PARA INDEFERIMENTO DE RECURSO É ENTREGA-LO FORA DO PRAZO.


Os Recursos serão julgados baseados na Resolução. É muito importante ler esta resolução e ver se seu caso se enquadra. Casos em que for alegado na justificativa problemas de saúde, física ou psicológica, só serão levados em consideração os recursos que apresentarem laudos específicos dizendo que aquela determinada situação prejudicou seus estudos naquele determinado período. As coordenações e a secretaria ficam à disposição para qualquer dúvida.